terça-feira, 29 de novembro de 2011

Formas de Ensino e aprendizagem, como fazer a diferença!


Oi! Meu nome é Rodrigo Crispim Gaglione, vou apresentar  um assunto muito interessante, em formas de ensino : O que é formas de ensino na visão dos grandes estudiosos, isso ajudará a compreender um pouco mais o porque criamos o Blog.

Para conseguir transportar o conhecimento nas mais variadas formas, é preciso
entender o processo de transposição didática e dominar as cinco linguagens que o
cérebro utiliza para desenvolver a aprendizagem.

Segundo o Professor Geraldo Peçanha de Almeida, em seu livro ensaio lançado no
Brasil em 2005, abordando uma nova metodologia sobre transposição didática
aplicada em qualquer área de conhecimento, criando-se um processo conjugando
diversas formas de ensinar a mesma coisa, ou seja, fabricando artesanalmente os
saberes, transportando o conteúdo para a mente dos alunos. Quanto mais seqüência
houver, mais condições têm o professor de aplicar a transposição.

Para o filosofo alemão Martin Heidegger, ensinar é mais difícil do que aprender porque ensinar
significa deixar aprender. Uma arte refinada, que exige sensibilidade extrema para
perceber as disposições de cada aluno, para detectar o grau de maturidade intelectual
e emocional de cada estudante, para permitir que o aluno mesmo entre em contato
com a necessidade pessoal de buscar a verdade. O professor que entende as
“artimanhas” desse deixar aprender jamais pretende dominar o aluno com
recompensas e muito menos com punições ou ameaças. Limita-se, rompendo todos os
limites a apresentar o que entende ser a verdade, mais com uma atitude de busca do
que com grandes proclamações de já ter encontrado ou definido tudo.

Segundo Piaget, se um conteúdo não pode ser transmutado em linguagem, não é um
conteúdo. E, para saber se o aluno aprendeu de verdade um conteúdo, ele tem de ser
capaz de desenhá-lo. Se ele tiver de explicar o assunto, deve ser capaz de fazê-lo
escrevendo, criando esquemas no computador ou modelando. Se conseguir, a
transposição didática terá ocorrido, completa o autor.

Professor Geraldo Peçanha de Almeida


Conclusão  

Ressalto o uso do bom senso de um educador que ao analisar seus alunos,
vai perceber que não existem, em sua sala, nenhum discente completamente Radical
ou Diplomata. Mas todos têm um estilo de aprendizagem ligeiramente dominante e
que faz toda a diferença na hora de compreender a matéria.
 Atenha-se a tais preferências de seus alunos. Existem várias mudanças no ofício do professor. Algumas são difíceis de serem percebidas, envolvem mudanças nos desejos dos alunos, do conteúdo das matérias, da forma de ensinar. Outras mudanças estão em nossa cara, alteram a forma de dar aula.


Ideia do texto: Grupo empresarial
Matéria: Formas de Ensino-aprendizagem / Como fazer a diferença!

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