terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ilustrações que encantam

Ola! Meu nome é Cybele Dias Jacob, vou apresentar  um assunto muito interessante, em formas de ensino : O metodo através das imagens que cativam as crianças ao se interessar pela leitura dos livros.

Quem trabalha em creche, constantemente observa cenas como esta: crianças que ainda não conseguem distinguir entre uma foto (representação gráfica) de um animal, boneco, alimento, etc., da imagem real. Tentam pegar uma ilustração como se fosse o objeto real. Por que acontece isso? Recordando Piaget, sabemos que, segundo este filósofo, a criança vai desenvolvendo seus sentidos, com o tempo, passando por etapas propostas por ele, de acordo com as faixas etárias.
 
A interação é também, muito importante, pois, crianças menores, em contato com crianças mais experientes, ou adultos, começam a desenvolver mais rapidamente seus sentidos e já sabem a diferença entre um objeto bidimensional e um objeto real, isso lembra Lev Vygostki, ou seja, “o meio influencia” positivamente (ou não) e age de forma impressionante no desenvolvimento dos bebês. É fácil notar que existe diferença entre um bebê de creche, e outro que fica apenas em contato com a mãe. O bebê que fica, exclusivamente, com a mãe em tempo integral, sem dúvida alguma é bem menos desenvolvido intelectualmente, pois tem pouco contato com outras crianças.

Colocando em prática este conceito Vygotskiano, embora não abertamente declarado na reportagem, as creches vêm desenvolvendo este trabalho tão interessante.
 
“A imagem do livro tem peso igual ao do texto”


DESCOBERTAS: Os livros infantis e suas ilustrações são um modo rico de colocar as crianças em contato com o mundo das representações, em que um cachorro pode ter pelos verdes e olhos de bolinha de gude

Segundo Denise Guilherme, assessora pedagógica de formação docente de redes municipais, “O texto visual não deve ganhar importância maior nem menor do que o escrito” diz a especialista.


O fato de colocar as crianças em contato com os livros, desenvolve sua capacidade de diferenciar o real do ilustrado e é um método super interessante, que vem evoluindo dia a dia. As crianças levam, todos os fins de semana livros para casa cujo objetivo, é, com certeza, criar o “hábito da leitura” nos pais, inclusive.


 Revista: Nova Escola
Outubro 2011
Edição: 246
Link: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ilustracoes-encantam-646419.shtml

2 comentários: