segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As relações entre a criança e a natureza

Olá! Meu nome é Luiza Brambilla Belo Cavalcanti. E hoje vou apresentar uma das formas de ensino na educação infantil, mais precisamente como a natureza é apresentada na escola, e como as crianças, se relacionam com a natureza através da escola.


Educação infantil - íntegra
Brincando a criança desperta a curiosidade, desenvolve habilidades e aprimora o raciocínio;pois é através das brincadeiras que consegue, literalmente, colocar a mão na massa e entender como as coisas funcionam e o porque de cada coisa.


A aluna de doutorado em educação infantil (PUC-RIO) a senhora Leonor Pio Borges, em sua pesquisa, de mestrado teve como objetivo as relações entre crianças e natureza. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil pública, em um  município da baixada fluminense.


O objetivo da pesquisa é mostrar que a criança aprende não somente dentro da sala de aula, mas também fora dela. Ao visitar parques, jardins, fazendas e locais onde a natureza prevalece,consegue atingir dimensões mais concretas, e mais reais sobre o assunto ensinado. Desenvolve também as funções cognitivas e aprende com o corpo, como as sensações do toque,do olfato, da visão, da audição. Aprende a desenvolver o afeto, o respeito com as plantas e os animais, aprende a apreciar e sentir a terra,  as planta e os animais. Pois ninguém vai cuidar daquilo que não aprendeu a respeitar e amar.



Reportagem: Globo Universidade
Repoter: Lizandra Trindade
Data: 05/11/2011
Site: http://redeglobo.globo.com/videos/globouniversidade/v/educacao-infantil-integra/1685035/

Um comentário: